sábado, 4 de julho de 2009

A catarse expiatória como eu a imagino.

Olá.
Na primeira postagem de um blog com nome tão incomum, não poderia deixar de tentar explicá-los, blog e nome. Não é um blog de filosofia, mas é impossível fugir totalmente nessa introdução.
Da Wikipedia: "Segundo Aristóteles, a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama." Entendo como um fluxo intenso de emoções que estavam reprimidas e foram liberadas por um fato dramático notável. Para o "tal" do Aristóteles, a catarse só ocorria quando o fato dramático era provocado pelo próprio sujeito numa escolha errada, não pelo acaso.
Aí, tomo uma "licença filosófica" e considero que a catarse seja causada por qualquer fato dramático notável, seja provocado pelo próprio sujeito, por outra pessoa, pela sociedade ou pela natureza; e cada um sabe o que é catártico para si, seja porque apenas sabe ou porque já lhe ocorreu o fato.
De novo, da Wikipedia: "Em sentido figurado, um "bode expiatório" é alguém que é escolhido arbitrariamente para levar (sozinho) a culpa de uma calamidade, crime ou qualquer evento negativo (que geralmente não tenha cometido)." Declaro que o sentido concreto do termo vem da Bíblia, por ateu que eu seja. Os pecados de determinado povo eram confessados sobre a cabeça de um bode e o povo estava perdoado (a expiação dos pecados através de um bode, fácil, não?). Agora, uso o termo "expiatória" tal qual o sentido figurado, é claro.
Finalmente, com a expressão composta "Catarse Expiatória", quero dizer que toda culpa, todos sentimentos reprimidos, mesmo os não relacionados ao fato gerador da catarse, são expurgados durante a catarse.
Vou procurar relacionar as postagens com o título do blog, fazendo dele também uma espécie de tema. É possível, e até provável, que eu fuja dessa temática de vez em quando, pra não me tornar enfadonho para quem lê e para mim mesmo.
Bom, acho que isso - dentro das minhas capacidades expositórias - esclarece minha idéia.
Obrigado pela frequencia (novo Português, ahn?!) e espero que voltem.

Um comentário:

  1. Figurinha presente por aqui! Hail!

    Deveríamos poder comprar uma catarse na farmácia, preciso de várias.

    ResponderExcluir