sábado, 18 de julho de 2009

O que importa a cada um e outros comentários.

Fanáticos. Radicais. Extremistas.
Estamos todos acostumados a ouvir e ler estas palavras na mídia, quase que diariamente. São sempre associadas a atitudes ruins, geralmente violentas, praticadas por pessoas que são, invariavelmente, classificadas como desestabilizadas, egocentricas e egoístas, loucas e insanas. Em seguida, vem palavras como ódio, intolerância, segregração e separatismo.
Não vou entrar no mérito dos métodos utilizados e das consequências geradas. Meu ponto é outro.
Seja lá o que for que leva alguém a tomar atitudes drásticas por uma causa (também não me interessam os motivos), eu acho no mínimo admirável a capacidade de realização desse alguém em nome de sua causa.
Estou usando exemplos mais nítidos, grandiosos e chocantes para ilustrar mais claramente o que quero dizer. É óbvio que o ideal seria que todos focassem seus esforços em prol de boas causas, mas, o que é uma boa causa? Cada um define sua boa causa, segundo seu juízo próprio ou falta dele, e não cabe a ninguém, como pessoa, julgar, na minha opinião.
O que me atrai nesse tipo de comportamento é a entrega com a qual os fanáticos se aplicam. Não cabem opiniões intermediárias, é amar ou odiar, ir até as últimas consequências, dar a vida se preciso for.
O mundo é cheio de exemplos de casos de entrega total; bons e maus exemplos, nesse caso e, de novo, na minha opinião, são relativos. Um bom exemplo para mim pode ser péssimo para alguém que trabalha comigo, para alguém em outro país ou para qualquer outra pessoa e viceversa.
Logicamente, o tanto quanto prezo a entrega, desprezo a falta de comprometimento e a displicência.
Acredito que se aplicar com o máximo de afinco em alguma coisa é um fato edificador de caráter e também um modo desencadear um processo catártico pessoal.
Temos que ter ao menos uma coisa da qual realmente gostamos e damos valor, com a qual nos importamos profundamente, para aprendermos a dar valor às outras coisas e aos esforços de outras pessoas.
Não é um post bem estruturado como dissertação, talvez não seja uma leitura agradável, mas espero que seja possível entender o que quero dizer com tudo isso.

2 comentários:

  1. Eu já olhei por esse lado diversas vezes, também. Acho que, se deixarmos esse maniqueísmo de vilão e mocinho de lado, percebemos que é um fato simples e claro: Quem trabalha com afinco e determinação por suas causas/objetivos, geralmente consegue alcançá-los. Por que os "terroristas" não são derrotados? Será que é porque o afinco deles, a crença em suas metas é maior do que o outro lado? Grande post.

    ResponderExcluir
  2. na verdade este é um post sobre uma discussão futebolístico num grupo de emails. heaiuheaiuhea

    1. kauer, para de tentar ser acadêmico num blog. é um BLOG.
    2. para de pedir desculpas por não conseguir ser acadêmico num blog. continua sendo um BLOG.
    3. por cordialidade, adiciona o tudotemdoislados ali na lateral. é outro BLOG.

    ResponderExcluir